Estatuto Irmão SS – CAPÍTULO I

Natureza e Fim

Artigo I

A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz do Bom Jesus da Cana Verde de Batatais é uma corporação religiosa constituída por católicos praticantes. Tem a sua sede nesta mesma paróquia em Batatais, no Estado de São Paulo, e será regida doravante pelos presentes Estatutos.

 

Artigo II

O seu fim principal é prestar com toda a pompa e esplendor possíveis, um culto devotado de crença e amor ao Santíssimo Sacramento,adorando com todo a piedade o Corpo Santíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro, real e substancialmente presente na Hóstia Consagrada.

E para isto procurará:

  1. a) Auxiliar as solenidades da Semana Santa, assistindo aos atos principais uniformizada, tomando parte na Comunhão Pascoal, fazendo a guarda de honra ao Santíssimo Sacramento, cada vês que haja exposição.
  2. b) Celebrar com o maior esplendor possível a solenidade de Corpus Cristi, principal festa da Irmandade, bem como a de Quinta-feira Santa, com missa solene, comunhão geral e procissão, em cujo ato tornará parte incorporada e com suas opas.

De acordo com o Revmo. Sr. Diretor, a Irmandade fará celebrar uma missa pelo descanso da alma do irmão falecido. A Irmandade se apresenta então, incorporada.