Capela Santo Antônio

A Câmara Municipal de Batatais, em 2 de fevereiro de 1906, examinou a petição da Associação de Santo Antônio de Pádua, requerindo gratuitamente a data devoluta nº 24 a fim de ser construída uma capela com o mesmo nome. A petição foi aprovada.

Em 5 de fevereiro de 1906, foi apresentada a planta com os documentos nº 1, 2 e 3 os quais dão idéia da Capela de Santo Antônio de Pádua a construir-se nesta cidade, os documentos foram aprovados no dia 6 de fevereiro de 1906, pelo intendente Cel. Vigilato Augusto Franco.

O autor dos documentos que constituem a planta é de Guilherme Rosada. É um desenho tecnicamente modesto, com certa dose de ingenuidade, que apresenta vãos desproporcionais ao edifício e congrega projeções de diferentes planos. Entretanto, o projeto apresentou as plantas com a escala determinada de 3:100 e observou a declividade do terreno na composição da fachada lateral.

A capela projetada consiste num volume de paralelepípedo, abrigando nave única, de modestas proporções: 5 m de frente, 7 m de fundo e cerca de 6,3m de altura.

Assim o edifício foi construído, e em 2 de julho de 1910, a Câmara Municipal, atendendo à solicitação da Irmandade de Santo Antônio, autorizou o prefeito a dar escritura pública do terreno onde está edificada a capela do padroeiro, o zeloso amante das almas.

A dita capela mantém até hoje, em pé, compondo os fundos e a sacristia da atual Capela inaugurada em 1930 para melhor abrigar os fiéis de Santo Antônio.

Na noite de 23 de maio de 2011, após três meses de reforma e restauração, a Igreja de Santo Antônio de Pádua foi solenemente reinaugurada.

Durante a celebração da Santa Missa, o Pároco Pe. Pedro Ricardo Bartolomeu, fez a benção da Pia Batismal, da nova Cadeira do Celebrante, das imagens e da nova Via Sacra.

Também foram apresentados aos fiéis, os trabalhos artísticos dos pintores Paulo Bérgamo e Aparecido Diani, que retrataram o Padroeiro da Igreja.

Ao final da celebração, os participantes receberam como recordação, uma lembrança decorativa com a estampa de Santo Antônio, por ocasião desta data festiva.

As Missas, são celebradas todos os Domingos às 07:30 hs.

Todas as Terças-feiras, acontece na igreja Celebração da Palavra de Deus com a distribuição da Sagrada Comunhão às 07:30 hs, às 15:00 horas Terço da Misericórdia e às 19:30 horas o Terço dos Homens.

 

Localização

Rua Dr. Alberto Gaspar Gomes, 1235 – Santo Antonio – Batatais – SP.

 

Galeria de Fotos