200 anos paróquia

Batatais, 20 de janeiro de 2012.

Exmo. Sr.

Dr. Sebastião Oswaldo Mazzaron Filho

  1. Vereador da Câmara Municipal de Batatais

 

Venho por meio desta, solicitar a seus préstimos junto à Câmara Municipal de Batatais para o bem deste município.

O motivo do meu pedido é o bicentenário do surgimento da cidade de Batatais com a criação da freguesia do Senhor Bom Jesus dos Batatais, por alvará régio de Dom João VI de 25 de fevereiro de 1815. O meu desejo é que esta câmara de nobres vereadores discutam e criem um projeto de lei que reconheça a data de 25 de fevereiro como data do “Registro de Nascimento” da cidade de Batatais que obtive sua emancipação política vinte e quatro anos mais tarde, bem como os seus idealizadores Bernardo José do Nascimento, dono da Fazenda Batataes, que no século anterior foi chamada de sesmaria dada a um vereador de São Paulo de nome Pedro da Rocha Pimentel e Alferes Antonio José Dias Chaves dono da vizinha fazenda Paciência. Ambos idealizadores e responsáveis pelo envio de uma Carta ao Bispo de São Paulo solicitando a criação de uma Freguesia na “Paragens dos Batataes” localizada na fazenda do primeiro, tal “Paragem” fazia parte da passagem daqueles que iam para Goiás em Busca de Riquezas. O pedido data de 31 de dezembro de 1810 e a Resposta com o decreto de criação de 25 de fevereiro de 1815. Dessa forma, a partir desta data e pelo empenho desses dois grandes homens, nasce Batatais, recebe o apoio do império da Igreja e cresce politicamente, economicamente e demograficamente.

Não podemos esquecer, também, de um outro grande homem que foi o Pe. Bento José Pereira que teve a ousadia de transladar a geografia do povoado; da fazenda Batatais para o Campo Lindo das Araras, onde estamos hoje.

A minha única intenção é tornar a história conhecida e perpetuar tal data e tais nomes para as gerações vindouras desta importante cidade do mapa Paulista. “Ninguém ama aquilo que não conhece”.

 

Antecipadamente agradecido

 

Pe. Pedro Ricardo Bartolomeu

Pároco